O Banco BPI e o Banco Europeu de Investimento (BEI) vão disponibilizar até 190 milhões de euros em novos créditos destinados a empresas de média dimensão (MidCaps) em Portugal, com especial enfoque nas que operam em regiões menos desenvolvidas. O objetivo é impulsionar o investimento produtivo, a inovação e a transição energética.
A operação insere-se no instrumento “Growth for Midcaps”, através do qual o BEI aprovou uma garantia de 100 milhões de euros ao BPI, cobrindo até 75% do risco de crédito associado a projetos nas áreas da eficiência energética e energias renováveis, e 50% para os restantes setores.
Segundo o BEI, esta parceria permitirá melhorar as condições de financiamento e facilitar o acesso ao crédito para empresas em setores estratégicos, promovendo a coesão económica e territorial em Portugal.
“As empresas de média dimensão são fundamentais para a economia portuguesa. Esta operação permitirá conceder empréstimos em condições mais favoráveis para investimentos que reforcem a produtividade, a inovação e a sustentabilidade ambiental”, destacou Gemma Feliciani, diretora do Departamento de Instituições Financeiras do BEI.
Também Ana Rosas Oliveira, administradora executiva do BPI, sublinha o impacto da medida: “Estamos a fomentar novos investimentos, inovação e a transição verde. Esta iniciativa demonstra o nosso compromisso contínuo com o reforço da competitividade do tecido empresarial e a promoção da convergência regional.”
Este é o quinto projeto aprovado em Portugal desde 2023 ao abrigo da iniciativa “Growth for Midcaps”, refletindo o empenho do BEI em apoiar a economia real e acelerar a transição verde no país.













