Boris Johnson mentiu sobre o Brexit? Jeremy Corbyn não tem dúvidas

A menos de uma semana das eleições no Reino unido, o líder do partido trabalhista chamou os jornalistas para uma conferência de imprensa fora do comum. Jeremy Corbyn revelou documentos que desmentem o que o atual primeiro-ministro [Boris Johnson] tem vindo a dizer sobre as consequências do Brexit.

Corbyn mostrou um relatório de 15 páginas, com o logo do Ministério das Finanças e as menções “oficial” e “confidencial”. Segundo o líder trabalhista, os documentos demonstram que “haverá taxas e declarações alfandegárias entre a Irlanda do Norte e a Grã-Bertenha”. “Está aqui preto no branco”, sublinha.

Este documento confidencial “desmonta as mentiras que Boris Johnson tenta propagar”, afirmou, lançando a questão:“Perguntem-se: se esconderam este relatório, o que mais estão a esconder? Como é que nos vão enganar?”. “Às vezes parece que estamos no reino do Alice no País das Maravilhas”, ironizou.

Em plena campanha eleitoral, o terceiro primeiro-ministro do Brexit desmente. Questionado pela ITV, Boris Johnson diz que a acusação “não faz sentido nenhum”.

Nos documentos “fica claro que com a saída do Reino Unido da União Europeia é impossível descartar a implementação não só das taxas como dos controles alfandegários. Todas as mercadorias que transitem entre a Irlanda do Norte e a Grã-Bertanha vão ser inspecionadas e sujeitas a imposto”, esclarece Corbyn.

“Esta é uma evidência dura e fria que mostra categoricamente o impacto que um negócio prejudicial do Brexit teria em grandes partes do nosso país”, afirma Corbyn que acusa Johnson de “evitar o escrutínio”.

Para o líder dos trabalhistas, depois da Irlanda também a Escócia e o País de Gales vão sofrer “consequências desastrosas”.

Já na semana passada, Corbyn citava documentos confidenciais para acusar o governo de estar a negociar a venda do sistema de saúde público britânico a empresas americanas.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
O segredo para um anúncio de sucesso com 6 segundos é…
Automonitor
Hyundai Kauai bate recorde do GUINESS… na Índia