Boris Johnson anuncia crowdfunding para fazer tocar o Big Ben na noite do Brexit

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pretende angariar 584 mil euros para fazer soar o Big Ben, o famoso relógio londrino em silêncio desde 2017, no dia em que o Reino Unido sair da União Europeia (UE), a 31 de Janeiro. “Bung a bob for a Big Ben bong”, incitou Boris Johnson.

Na primeira entrevista que deu este ano à “BBC”, Johnson disse que, «como é do conhecimento geral, o Big Ben está a ser restaurado e, como tal, o seu sino foi retirado, sendo então necessário terminar as obras para que o monumento possa tocar na noite do Brexit».

A ideia foi desde logo rejeitada por um comité da Câmara dos Comuns, uma vez que o custo das obras subiu em larga escala, facto que levou Johnson a lançar uma campanha de crowdfunding.

O número de apoiantes parece crescer a cada dia, o primeiro a aderir à campanha foi deputado Mark Francois, prometendo já 1169 euros. O conservador lorde Michael Ashcroft e o radialista Nick Ferrari são também outros apoiantes, segundo avança o jornal «The Daily Telegraph».

O líder do partido do Brexit, Nigel Farage, já admitiu que pretende organizar uma festa no valor de 100 mil libras na Praça do Parlamento no dia 31 de Janeiro às 23 horas, com fogo de artificio, bandas e altifalantes, marcando desta forma a saída do Reino Unido da União Europeia.

De recordar que que o famoso sino, que marca todos os quartos de hora desde 1859, está sem tocar desde 2017, prevendo-se que se prolongue até 2021, devido a obras de restauro, tanto no relógio como na torre, a Elizabeth Tower.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...