“Bons líderes devem ser bons ouvintes”. Saiba como ouvir mais e melhor

Um bom líder nem sempre é alguém que sabe ouvir, mas esta é uma prática em que as empresas e os seus líderes devem investir para ter trabalhadores cada vez mais motivados, em especial nas faixas etárias mais jovens.

Neste sentido, a ‘Fast Company’ estabeleceu as 3 prioridades essenciais para que os bons líderes também sejam bons ouvintes:

Deixe as outras pessoas falar

As subidas na hierarquia das empresas vêm com responsabilidade adicional, mas também com mais prestígio e status dentro de uma organização. Por esse motivo, tente não dominar as reuniões e deixe todos os colaboradores falar.

“Certamente há alguma necessidade de partilhar os seus pensamentos sobre estratégia com outras pessoas, mas os grandes líderes deixam outras pessoas falarem”, referem.

Faça perguntas de acompanhamento

Lembre-se sempre de que enquanto vai subindo na hierarquia de uma organização, outras pessoas ficam por baixo e também gostava de subir. Aproveite a subida para deixar que outros lhe façam perguntas e também fazer perguntas a quem está abaixo. Faça ainda perguntas a quem está acima para continuar sempre a subir.

“Comece por perguntar às pessoas sobre os desafios mais significativos que estão a enfrentar. Isso permitirá que larguem os óculos cor-de-rosa por um momento e lhe mostrem alguns dos problemas que dificultam a realização dos seus objetivos”, sublinham.

Repita aquilo que ouve

Não basta apenas ouvir outras pessoas falarem sobre as coisas, é bom perceber. A melhor forma de perceber é repetir para ter a certeza que se compreendeu e dar a oportunidade à pessoa para corrigir a informação, caso necessário.

“Quando repete o que ouve, há dois benefícios. Primeiro, descobre quais aspectos do que ouviu que reteve e quais aspectos que não foram memorizados. Em segundo lugar, podem existir equívocos sobre o que alguém lhe disse e assim será esclarecido”, apontam.

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