Boah Nova: a startup sustentável de Leça da Palmeira que já deu luz aos EUA, Alemanha e Finlândia

A Boah Nova é uma startup que nasceu pela mão do professor de gestão do IPAM, Fernando Santos, em Leça da Palmeira, no Porto, em período pós-pandemia.

Foi em março de 2021, que depois de ter trabalhado durante oito anos no setor da iluminação e uns tantos a tratar de projetos mais pessoais” que decidiu “testar-se a si próprio e lançar-se num projeto empresarial ligado à sustentabilidade”.

A empresa fornece candeeiros de madeira, totalmente fabricados à mão. Como explica Fernando Santos, em declarações à ‘Executive Digest’,  “”Trabalhamos essencialmente com folhas de madeira. As folhas de madeira são – literalmente – pedaços muito finos de madeira. São verdadeiras lâminas de madeira 100% natural, flexíveis e translúcidas.  As nossas folhas de madeira têm origem local, certificada pela FSC. Podemos assim garantir que as folhas são produzidas de forma ambientalmente responsável.”

​Até ao momento, a Boah Nova não tem colaboradores a tempo inteiro nem metas financeiras até ao final do ano, tendo em conta que para já é um “projeto orgânico”, como o conceito que visa concretizar.

Como explica o gestor: “aqui o tecido laboral vai mudando mediante as necessidades de produção face à procura” e o próprio Fernando Santos faz questão de colocar “mãos à obra”. Apesar do curto espaço de vida, a empresa já vendeu candeeiros, para a Finlândia, EUA e Alemanha.

O segredo para o sucesso está na exclusividade de cada produto. “cada uma de nossas lâmpadas é, na realidade, verdadeiramente única, já que cada fatia de madeira tem seu próprio caráter e riqueza. Adoramos isso”, remata o fundador da empresa.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.