pub

Bélgica, França e Holanda pedem plano de contingência para Brexit sem acordo

«Não podemos continuar a esperar por um bom resultado.» As palavras são de Alexander De Croo, primeiro-ministro da Bélgica, que se mostra preocupado com a falta de preparação da União Europeia para um cenário em que não haja acordo com o Reino Unido. Em declarações reportadas pelo Politico, o governante sublinha que este é um pedido da Bélgica mas também de França e da Holanda.

Querem que a Comissão Europeia desenhe um plano de contingência para quando o período de transição do Brexit chegar ao fim já no dia 31 de Dezembro. De acordo com Alexander De Croo, os líderes europeus tiveram acesso a um resumo do estado das negociações com o Reino Unido na última quinta-feira e o panorama não é animador.

O primeiro-ministro belga considera que poderá haver um bom resultado, mas que simplesmente acreditar ou esperar por isso mesmo não é suficiente. «Temos de começar o nosso plano de contingência. Macron e Rutte fizeram declarações semelhantes», afirma, referindo-se ao presidente francês e ao primeiro-ministro holandês.

A Comissão Europeia tem optado por esperar para revelar a sua estratégia ao Brexit sem acordo, uma vez que esse anúncio poderá ser visto como um sinal político de que já não está disponível para negociar com o Reino Unido.

pub

Comentários
Loading...