Bebe até 25 cafés por dia? Temos boas notícias para si

De acordo com um novo estudo do professor Steffen Petersen, especialista em medicina cardiovascular no Instituto de Investigação William Harvey, da Universidade Queen Mary, em Londres, não há qualquer indicação que a ingestão de café, mesmo que exagerada até aos cinco litros por dia, deixe as artérias mais rígidas penalizando o transporte de oxigénio e nutrientes do coração para o resto do corpo.

Esta conclusão vai em sentido oposto a outras investigações recentes, mas o autor do estudo explica que os estudos anteriores provavelmente foram condicionadas por amostras pequenas.
Steffen Petersen releva que para chegar à conclusão do seu estudo utilizou um universo superior a 8400 participantes, tendo os mesmos sido submetidos a medição de pulsação, tensão arterial e ressonâncias magnéticas.

Durante o estudo, a amostra foi dividida em três: um primeiro grupo, que bebia um ou nenhum café durante o dia; um segundo, composto por quem ingeria entre uma e três chávenas; e um terceiro, com os que bebem mais de três até um limite de 25.

“A pesquisa indica que o café não é tão mau para as artérias como sugeriam estudos anteriores”, disse Petersen, citado pela Universidade Queen Mary.

Para efeitos desta investigação apenas foram estudados indivíduos que bebessem até 25 chávenas de café por dia, mas o professor adiantou que é importante estudar quem bebe mais do que esta quantidade, para se entender qual o limite seguro de consumo diário.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Morreu Alexandre Soares dos Santos
Automonitor
MotoGP tem novo Safety Car: BMW M8