O Banco Central Europeu divulgou esta quinta-feira os resultados da sua reunião de março, onde anunciou mais uma subida de 50 pontos-base nas taxas de juro. O regulador também reviu em baixa a inflação par os próximos três anos.
“A equipa do BCE vê agora a inflação numa média de 5,3% em 2023, 2,9% em 2024 e 2,1% em 2025. Ao mesmo tempo, as pressões de preços subjacentes permanecem fortes. A inflação, excluindo energia e alimentos, continuou a aumentar em fevereiro e a equipa do BCE espera que a média seja de 4,6% em 2023, acima do previsto nas projeções de dezembro. Posteriormente, projeta-se uma queda para 2,5% em 2024 e 2,2% em 2025”, escreve o Conselho em comunicado.
No entanto, o BCE alerta que as novas projeções macroeconómicas foram finalizadas no início de março, antes do recente surgimento de tensões nos mercados financeiros. “Como tal, essas tensões implicam incerteza adicional em torno das avaliações de base da inflação e do crescimento”, explicam.
Antes destes desenvolvimentos mais recentes, a trajetória de referência da inflação global já tinha sido revista em baixa, principalmente devido a um menor contributo dos preços da energia do que anteriormente esperado.
President Christine @Lagarde introduces the economic growth outlook for the euro area pic.twitter.com/p3AuyVpGDi
Continue a ler após a publicidadeContinue a ler após a publicidade— European Central Bank (@ecb) March 16, 2023
É oficial: BCE sobe taxas de juro em 50 pontos-base. Turbulência financeira não detém subida














