
BCE reúne-se de urgência para analisar vulnerabilidade do setor bancário da Zona Euro
O Banco Central Europeu (BCE) convocou uma reunião de urgência, esta sexta-feira, do seu Conselho de Supervisão, para discutir a turbulência e as vulnerabilidades no setor bancário da Zona Euro.
Depois dos recentes casos do outro lado do Atlântico, com destaque para o colapso do Silicon Valley Bank, e da liquidação do Credit Suisse, que foi salto pela injeção de 50 mil milhões de francos suíços pelo Banco Central do país, o BCE reúne-se para analisar mo cenário geral do setor bancário.
“O Conselho de Supervisão vai reunir-se para trocar pontos de vista e fornecer aos membros uma atualização sobre os desenvolvimentos recentes no setor bancário”, disse o porta-voz BCE à ‘Reuters’.
De acordo com uma fonte próxima, o objetivo da reunião passa por monitorizar a liquidez no setor bancário da Zona Euro e observar a vulnerabilidade dos bancos. No entanto, não se espera que seja tomada qualquer medida nesta reunião.
O BCE reúne-se de urgência no dia seguinte a um novo anúncio de aumento das três principais taxas de juro em 50 pontos base, em linha com a sua determinação em assegurar o regresso atempado da inflação ao objetivo de médio prazo de 2%. Desta forma, o regulador não se viu afetado pela instabilidade financeira, tendo a taxa de depósito subido para os 3%.
“O elevado nível de incerteza reforça a importância de uma abordagem dependente de dados para as decisões de taxa de juros do Conselho do BCE, que serão determinadas pela sua avaliação das perspetivas de inflação à luz dos dados económicos e financeiros recebidos, a dinâmica da inflação subjacente e a força da transmissão da política monetária”, escreve o regulador em comunicado.
É oficial: BCE sobe taxas de juro em 50 pontos-base. Turbulência financeira não detém subida