BCE mostra “determinação no combate à inflação” e pode aumentar taxa de juro em 75 pontos base em dezembro, diz analista

As minutas da reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que se realizou esta quinta-feira, revelou que alguns membros do Conselho do BCE expressaram a preferência por aumentar a taxa de juros oficial em 50 pontos base (p.b.). No entanto, uma subida de 75 p.b. ainda está em cima da mesa caso a inflação continue a subir.

“As minutas do BCE evidenciaram que o Banco Central continua a mostrar determinação no combate à inflação, independentemente de uma perspetiva de deterioração económica. Isto fez com que, no mercado de swaps, a probabilidade de um aumento de 75 pb na taxa de juro, tenha subido para os 30%, o que fez com que o EUR/USD disparasse logo após as minutas”, explicou Nuno Mello, analista da XTB, à Executive Digest.

Após a divulgação das minutas, o EUR caiu dos 1,0447 para os 1,0382, tendo voltado a recuperar na manhã desta sexta-feira para os 1,0416 (09h20).

Acredita-se que o Conselho do BCE deve continuar a normalizar e apertar a política monetária, embora possa desacelerar no caso de uma recessão prolongada e profunda.




loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.