“Bateram no teto e caíram no chão”: forte turbulência causa 25 feridos nos EUA. Avião obrigado a aterragem de emergência

Airbus A330-900, que rumava a Amesterdão, transportava 275 passageiros e 13 tripulantes

Francisco Laranjeira
Agosto 1, 2025
11:41

Um voo da Delta Air Lines de Salt Lake City (EUA) para Amesterdão foi atingido por forte turbulência, que causou ferimentos a 25 passageiros e forçou o desvio para Minneapolis-St. Paul.

O Airbus A330-900, que transportava 275 passageiros e 13 tripulantes, pousou na tarde da passada quarta-feira, sendo que os serviços de emergência foram diretamente ao avião para socorrer os passageiros, 25 dos quais precisaram de hospitalização para avaliação e tratamento.

De acordo com um passageiro, as pessoas que não tinham cinto de segurança foram arremessadas na cabina. “Bateram no teto e depois caíram no chão”, frisou Leann Clement-Nash, em declarações à ‘ABC News’. “Houve pessoas feridas, e isso aconteceu várias vezes, então foi realmente assustador.”

A companhia aérea expressou a sua gratidão, em comunicado, “pelo apoio da equipa de emergência envolvida”. Os ferimentos graves causados por turbulência durante um voo são raros, mas os cientistas têm alertado que se podem tornar mais comuns devido às mudanças climáticas.

O incidente desta quarta-feira é um dos vários voos afetados por turbulência relatados este ano: cinco pessoas foram levadas para um hospital na Carolina do Norte para avaliação em junho último, depois de um voo da American Airlines vindo de Miami ter enfrentado turbulência a caminho do Aeroporto Internacional de Raleigh-Durham. O avião pousou em segurança.

No início desse mês, fortes tempestades no sul da Alemanha forçaram um voo da Ryanair a fazer uma aterragem de emergência após intensa turbulência que deixou nove pessoas feridas a bordo, segundo a polícia alemã. O voo viajava de Berlim para Milão com 179 passageiros e seis tripulantes. Oito passageiros e um tripulante ficaram feridos.

Um voo da United Airlines de São Francisco para Singapura sofreu uma turbulência severa em março. Na ocasião, o avião, com 174 passageiros e 14 tripulantes a bordo, sobrevoava as Filipinas. Cinco pessoas ficaram feridas, e o avião conseguiu pousar em segurança em Singapura. Um homem também morreu quando um voo da Singapore Airlines sofreu uma turbulência severa em maio de 2024, marcando a primeira morte relacionada à turbulência numa grande companhia aérea comercial em várias décadas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.