barometro

XLI BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Pedro Carvalho, Generali Tranquilidade

A análise de Pedro Carvalho, CEO da Generali Tranquilidade

Os resultados do Barómetro evidenciam um optimismo moderado no actual estado da economia portuguesa, e também alguma apreensão dos impactos de médio-longo prazo do Zeitgeist político do país.

Apesar de termos observado um maior optimismo em anteriores barómetros, continua a haver uma confiança geral de que a economia está num bom caminho e que continuará a haver crescimento real (acima da inflação). Lendo as mais recentes previsões de fecho das contas públicas de 2024 (3º superavit da história, dívida pública ao nível mais baixo desde 2009), poderíamos dizer que estamos a atingir uma comunhão profícua entre um sector privado com crescimento sustentado e um Estado eficiente e de contas certas.

Contudo, se sairmos da “política dos números”, percebemos que apesar da boa performance financeira do Estado (que já vinha do Governo anterior), há pouca paz e estabilidade política. Claro que termos uma terceira eleição legislativa em 4 anos nos deve preocupar, todavia a maior inquietação é, na minha perspectiva, a sensação de que o novo sufrágio ainda não nos trará estabilidade política. As suspeições que pairam sobre a figura do Primeiro-Ministro (o segundo consecutivo envolto em suspeitas, terceiro nos últimos 4 anos) é o combustível que alimenta a abstenção e/ou a votação em partidos extremistas e de protesto, o que resultará em maiorias frágeis e parlamentos fragmentados. Sabendo que um gestor é, por natureza, um planeador, o seu foco está no médio prazo. Lendo o inquérito, depreendemos que, no curto prazo, a preocupação é moderada (ténue impacto no crescimento actual em Portugal, pouco ou nenhum impacto nas decisões de investimento e estratégia das empresas), havendo maior preocupação com a imagem que Portugal projecta para fora (confiança do sector empresarial e rating), enquanto elegem o crescimento económico, de forma destacada, como sendo a principal prioridade para o novo governo.

Testemunho publicado na edição de Abril (nº. 229) da Executive Digest, no âmbito da XLI edição do seu Barómetro.