XLI BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Nelson Pires, Jaba Recordati
A análise de Nelson Pires, General Manager da Jaba Recordati
O 41º Barómetro da Executive Digest, feito aos líderes das maiores organizações empresariais, reflete bem um sentimento que referi há alguns meses: a política não deve atrapalhar a economia. E está a atrapalhar muito! Antes da queda do governo, 66% dos empresários referiam que estavam melhor ou muito melhor que no mesmo período do ano anterior. A partir do advento da queda do governo e da marcação de eleições, 70% dos mesmos líderes que tinham uma perspetiva positiva, mudaram e acreditam agora que a confiança na economia, pelas empresas, vai ser afetada por esta incerteza. 76% dos mesmos acreditam até que irá ter consequências no crescimento económico em Portugal.
A economia convive mal com a incerteza e a falta de confiança, pelo que a responsabilidade dos nossos políticos deveria ser de garantir estas perspetivas na gestão das empresas. Para garantir o crescimento económico através da implementação do PRR e da diminuição da carga fiscal. Mas também facilitar o acesso à habitação, criar mecanismos de aumentar a celeridade na justiça e em suma, o aumento do rendimento médio dos Portugueses e da sua vida.
Em suma, senhores políticos: sejam responsáveis pois o povo Português (como demonstrou nas eleições na Madeira) está farto de jogadas táticas políticas e quer um país com estratégia, confiável, previsível e que tenha os cidadãos no centro das suas decisões!
Testemunho publicado na edição de Abril (nº. 229) da Executive Digest, no âmbito da XLI edição do seu Barómetro.