XLI BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Luís Mergulhão, Omnicom Media Group
A análise de Luís Mergulhão, Presidente e CEO da Omnicom Media Group
“Os dados recolhidos pelo último Barómetro da Executive Digest revelam a manutenção de uma tendência de estabilidade, com perspetiva de crescimento moderada, mas otimista, e uma independência (o que é positivo) das empresas perante as circunstâncias conjunturais políticas que o país pode atravessar.
Na realidade as respostas não podiam ser mais claras:
Uma previsão (declarada) de crescimento moderado para o ano em ¾ das respostas, embora com um crescimento do volume de negócios superior 10% em mais de metade dos inquiridos, confirmado em certa maneira pelo facto do primeiro trimestre ter corrido melhor do que o esperado, também para mais de metade dos inquiridos.
A percepção de que as próximas eleições legislativas podem afetar a confiança no sector empresarial, para 2/3 dos inquiridos, exatamente a mesma percentagem que considera que o resultado dessas eleições terá apenas uma ténue consequência no crescimento económico, e que esse mesmo resultado impacto imediato nas decisões e estratégias empresariais, igualmente para 2/3 dos inquiridos. Finalmente, por relevante, a importância da comunicação social na sociedade portuguesa a ter vantagem sobre as redes sociais, o que deve chamar à atenção de necessidade de perseverar o ecossistema existente, tanto na oferta privada como pública.
Enfim, um país moderno, europeu, com todas as vicissitudes que, de igual modo, passam outras democracias e economias europeias. Empresários cautelosos, independentes e optimistas.
Testemunho publicado na edição de Abril (nº. 229) da Executive Digest, no âmbito da XLI edição do seu Barómetro.