
XL BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Vitor Ribeirinho, KPMG Portugal
A análise de Vitor Ribeirinho, CEO/ Senior Partner da KPMG Portugal
“Os inquiridos do Barómetro habituaram-nos ao longo dos últimos meses a um otimismo significativo no que diz respeito ao investimento e ao crescimento da economia e dos seus setores de atividade. Nesta última edição, apesar dos indicadores se manterem elevados, nota-se um otimismo mais moderado, por exemplo, com quase 1/3 do painel a revelar que irá manter ou reduzir o seu investimento face ao 1º trimestre do ano passado. Olhando para outras respostas, é fácil identificar três aspetos que acabam por materializar-se nestes indicadores: a incerteza gerada pelos desafios da Administração Americana, com 59% a revelar que as políticas protecionistas americanas irão afetar as exportações portuguesas; os conflitos no Médio Oriente e na Ucrânia, que 74% dos inquiridos acreditam que estão a interferir com o volume de negócios das suas empresas e, por fim, o governo minoritário em Portugal, que, na opinião da maioria, não terá a estabilidade necessária para colocar as suas políticas estratégicas em prática.
Apesar das incertezas, e olhando mais a fundo para as apostas das empresas neste início de ano, é notória a aposta e o investimento em Inteligência Artificial, com 92% dos participantes a revelar que irão implementar IA nos seus processos. Um olhar inovador do tecido empresarial português, que coincide com o lançamento da campanha de posicionamento em IA da KPMG Portugal, em vários meios e formatos por todo o país. Acreditamos que a tecnologia, e em especial a IA, terá um papel fundamental na construção da ambição de crescimento que o nosso país deverá ter nos próximos tempos, e na mitigação de alguns efeitos das incertezas geradas pela situação política e económica mundial, destacadas na edição deste mês do Barómetro.”
Testemunho publicado na edição de Fevereiro (nº. 227) da Executive Digest, no âmbito da XL edição do seu Barómetro.