
XL BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Raul Neto, Randstad Portugal
A análise de Raul Neto, CEO da Randstad Portugal
Na análise aos resultados do Barómetro da Executive Digest deste ano, não encontramos grandes alterações ao sentimento das empresas, nomeadamente no que refere ao crescimento moderado esperado pela maioria, e à forte dependência da conjuntura política, com a previsível dificuldade de implementação das políticas estratégicas preconizadas pelo governo.
Mas é importante destacar dois dados muito relevantes. O primeiro é que mais de metade das empresas prevê um aumento do investimento no primeiro trimestre deste ano, o que reforça a sua importância para promover o crescimento ambicionado.
Outro dado interessante prende-se com a aposta clara em IA, praticamente todos as empresas farão investimentos nesta área. E, apesar do Barómetro não identificar as principais áreas de incremento do investimento, é expectável que uma parte desse investimento será canalizado para ferramentas de IA nomeadamente para otimização de processos. Este facto está de acordo com o estudo da Randstad Research sobre a IA e o Mercado de Trabalho de 2024, e da sua crescente importância, já que constatava que o aumento do investimento em IA foi 18 de vezes em 10 anos.
Testemunho publicado na edição de Fevereiro (nº. 227) da Executive Digest, no âmbito da XL edição do seu Barómetro.