
XL BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Luis Menezes, CEO do Grupo Ageas Portugal
A análise de Luis Menezes, CEO da Ageas
Inteligência Artificial e desafios globais marcam cenário de crescimento moderado para o 1.º trimestre de 2025
O 40.º Questionário do Barómetro Human Resources da Executive Digest aponta para um crescimento gradual no primeiro trimestre de 2025, com 55% dos executivos a prever um aumento de investimento, por exemplo em tecnologia, entre 2,5% e 10% (face a 2024). No entanto, 30% projetam uma estabilidade nos investimentos.
No plano político e económico, as atenções centram-se no impacto do segundo mandato de Donald Trump no cenário global. Mais da metade dos executivos (53%) acreditam que Portugal será razoavelmente afetado por políticas protecionistas, com impacto no volume de negócios. A guerra na Ucrânia também é apontada como um fator de risco.
Apesar das incertezas, 85% dos executivos projetam um crescimento constante para os seus setores, com destaque para a implementação da Inteligência Artificial em áreas como a comercial (68%) – por exemplo, em análise preditiva de vendas – e operacional (64%) – como na automação de processos.
O cenário para 2025 apresenta, portanto, um equilíbrio entre riscos e oportunidades. As empresas que investirem em inovação e se adaptarem às mudanças estarão melhor posicionadas para o sucesso.
Testemunho publicado na edição de Fevereiro (nº. 227) da Executive Digest, no âmbito da XL edição do seu Barómetro.