barometro

XL BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Ana Trigo Morais, Sociedade Ponto Verde

A análise de Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde

“Olhemos então para o futuro com optimismo, mas com os pés bem assentes no chão Olhando para este Barómetro, temos 3 conceitos dominantes para as empresas portuguesas em 2025: pragmatismo, adaptação e resiliência.

No mundo de grandes incertezas políticas, militares e económicas, não deixa de ser de sublinhar o optimismo prudente das empresas portuguesas. A eficiência operacional e o crescimento orgânico, aliados à implementação da IA e ao lançamento de novos produtos, mostram um equilíbrio interessante entre prudência e a vontade de arriscar.

No entanto, o crescimento sustentável do tecido empresarial português continua refém de desafios estruturais. As empresas identificam a carga fiscal e o sistema judicial como os principais entraves à competitividade. A necessidade de reformas já é evidente, mas a sua concretização depende de consensos políticos que, na atual conjuntura, parecem tão improváveis quanto necessários.

E se existem dúvidas sobre a capacidade de um Governo minoritário em executar as suas políticas estratégicas… Ainda assim, os números mostram um setor empresarial que não recua perante os desafios. Considero muito positiva esta demonstração de resiliência do tecido empresarial português. Será ela aliada à capacidade de adaptação às rápidas transformações e à aposta contínua na inovação que serão determinantes para construir um futuro económico mais sustentável e competitivo.”.

Testemunho publicado na edição de Fevereiro (nº. 227) da Executive Digest, no âmbito da XL edição do seu Barómetro.