Barcelona é o clube de futebol mais valioso do planeta

Apesar de a indústria do desporto ter sido fortemente afetada pela pandemia, os proprietários dos clubes bilionários não registam grandes quebras. Pelo contrário, a valorização média das principais equipas do mundo aumentou 11%, para 2,81 mil milhões de euros, de acordo com a Forbes.

A onda de prosperidade não se cinge aos donos das equipas de elite que competem nas ligam de basquetebol, futebol americano e beisebol, mas também alguns clubes de futebol da Europa.

É o caso do FC Barcelona, que surge nos lugares cimeiros da lista de equipas desportivas mais valiosas de 2021, ocupando o quarto lugar da tabela a seguir ao Dallas Cowboys (NFL), New York Yankees (MLB) e New York Knicks (NBA).

As enormes dificuldades financeiras que alguns dos principais clubes europeus atravessam (que motivou em parte o avanço do plano separatista da pretensa SuperLiga europeia), agravadas pelas consequências da pandemia, pouco se refletiram na fortuna dos proprietários das principais equipas.

Não são apenas as competições que trazem esses retornos. Os proprietários dos clubes desportivos, que pagam quantias cada vez mais elevadas pelos troféus, conseguem provar que são adeptos e, assim, encontrar formas de extrair valor dessas conquistas.

Entre os 10 clubes mais valiosos do mundo, apenas Barcelona e o Real Madrid fazem valer o poder do futebol. A lista é liderada por equipas de futebol americano e da NBA. Os dois clubes espanhóis tiveram uma valorização superior a 30% face ao ano anterior, segundo informação apurada pela Forbes. O clube liderado por Lionel Messi está agora avaliado em 4,25 mil milhões de euros e o Real Madrid em 4,25 mil milhões de euros.

Das 50 equipas que integram da lista, 26 são de futebol americano, nove de basquetebol, outras nove de futebol e seis de beisebol, todas elas impulsionados por acordos de direitos televisivos cada vez mais elevados.

Top 5 dos clubes mais valiosos

  1. Dallas Cowboys
    Valor: 5,1 mil milhões de euros
    Desporto: Futebol norte-americano
  2. New York Yankees
    4,7 mil milhões de euros
    Beisebol
  3. New York Knicks
    4,5 mil milhões de euros
    Basquetebol
  4. FC Barcelona
    4,25 mil milhões de euros
    Futebol
  5. Real Madrid
    4,24 mil milhões de euros
    Futebol

 

 

Ler Mais


Comentários
Loading...