Bairros Comerciais, uma nova estratégia Phygital

Por Vítor Rodrigues Carvalho, Senior Account Manager Administração Local da ESRI Portugal

O Phygital não é apenas um novo hábito, mas antes uma nova experiência de compra numa estratégia omnicanal, que junta a loja física à compra digital. E é aqui que entram os novos Bairros Comerciais Digitais. Trata-se de áreas comerciais que utilizam tecnologia para melhorar a experiência de compras dos consumidores e aumentar a eficiência das transações. Isso inclui a utilização de soluções tecnológicas de compras, pagamentos móveis, realidade virtual e realidade aumentada, entre outras tecnologias que permitem aos consumidores efetuar as compras da forma mais conveniente, mais rápida ou mais interativa.

O sucesso de um Bairro Comercial Digital, depende por isso de um conhecimento das características da área comercial e as necessidades dos consumidores. É fundamental conhecer a infraestrutura de transporte, a densidade demográfica e o espaço em que se desenrola toda a dinâmica comercial, aspetos importantes para o planeamento e a implementação de soluções tecnológicas eficientes. O que inclui o planeamento de darks stores e a aplicação de novas estratégias de entrega, alinhados com o fenómeno de uberization e outros serviços onde a tecnologia passou a ser o centro dos investimentos.

As soluções de Location Intelligence são, por isso, uma ferramenta fundamental para o sucesso das candidaturas aos Bairros Comerciais Digitais, uma vez que permitem uma análise detalhada e precisa das características e potencialidades dos bairros comerciais.

A visualização do Bairro Comercial Digital sobre um mapa facilita a análise e a compreensão das informações, incluindo a localização de estabelecimentos comerciais locais, a densidade demográfica, a infraestrutura de transporte, estacionamento disponível e muito mais. O Location Intelligence tem a capacidade de integrar dados de várias fontes, o que permite a criação de uma visão abrangente do bairro comercial em questão. Isso inclui dados demográficos, dados de vendas, informações sobre o tráfego de veículos e de pedestres, entre outros. Na verdade, com todas essas informações disponíveis e acessíveis, os candidatos podem tomar decisões mais informadas sobre as melhorias necessárias para transformar o bairro comercial num Bairro Comercial Digital.

Além disso, as soluções de Location Intelligence permitem que sejam realizadas análises espaciais para identificar padrões e avaliar tendências de comportamento e outros aspetos relevantes, informação útil para validar e apoiar a tomada de decisão sobre as políticas mais adequadas a implementar em cada local ou momento.

A dimensão espacial é também fundamental para relacionar um Bairro Comercial Digital, com outras áreas adjacentes – seja para identificar oportunidades de expansão do próprio Bairro ou até de concorrência de outros Bairros na sua vizinhança cuja evolução possa constituir uma ameaça. Por exemplo, a análise geográfica pode identificar bairros comerciais adjacentes com uma procura insuficiente de serviços digitais, o que pode ser uma oportunidade para expandir o Bairro Comercial Digital.

Para os programadores e analistas de dados, as soluções de Location Intelligence podem também ser ativadas como frameworks de desenvolvimento ou análise que complementam as restantes soluções. Por exemplo um Mupi pode ser simplesmente um expositor de material publicitário ou ter uma componente de mapa ajustada à identidade visual de um Bairro Comercial. Outro exemplo é uma plataforma de e-commerce, que poderá integrar um processo em back-end que associa a coordenada geográfica do cliente, e que, consequentemente, permite gerir e planear as rotas de entrega das mesmas segundo as janelas horárias de entrega, determinadas pelo Bairro Comercial.

Em resumo, a geografia e análise geográfica são fundamentais para o sucesso de um Bairro Comercial Digital, pois fornecem informações importantes sobre a área comercial, as necessidades dos consumidores e as oportunidades para a expansão.

Posto isto, acredito que que numa altura em que a sustentabilidade financeira dos projetos é crucial, a interoperabilidade tecnológica e as existências de tecnologias de Location Intelligence podem contribuir para o sucesso das candidaturas aos Bairros Comerciais Digitais.

Ler Mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.