A Amazon Web Services (AWS) e a OpenAI (empresa que detém o ChatGPT) assinaram um acordo estratégico de longo prazo, avaliado em 32,8 milhões de euros (38 mil milhões de dólares), com crescimento previsto ao longo dos próximos sete anos.
O objetivo é permitir que a OpenAI expanda a sua capacidade computacional (expansão total prevista até ao final de 2026) para suportar a próxima geração de Inteligência Artificial e «democratizar a tecnologia avançada a nível global».
De acordo com comunicado da AWS, «o rápido avanço da tecnologia de IA criou uma procura sem precedentes por poder de computação. À medida que os fornecedores de modelos de vanguarda procuram levar os seus modelos a novos patamares de inteligência, recorrem cada vez mais à AWS devido ao desempenho, escala e segurança que conseguem alcançar. No âmbito desta parceria, a OpenAI iniciará de imediato a utilização da capacidade de computação da AWS. Prevê-se que a totalidade da capacidade contratada esteja implementada até ao final de 2026, com potencial de expansão para 2027 e anos subsequentes».
“Escalar uma IA de topo requer uma computação massiva e fiável”, diz o cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman. “Esta parceria com a AWS é fundamental para consolidar o ecossistema de computação que vai impulsionar a próxima era tecnológica e acelerar a democratização da IA avançada.” Por sua vez, Matt Garman, CEO da AWS, indica que “à medida que a OpenAI continua a expandir os limites do que é possível, a infraestrutura de excelência da AWS vai servir como espinha dorsal para as suas ambições em IA”.














