Aumento do preço dos combustíveis obriga Governo a descer ISP e devolver no IVA

A subida dos preços dos combustíveis não deixou outra hipótese ao Governo a não ser reduzir  dois cêntimos no ISP da gasolina, de um cêntimo no gasóleo e de meio cêntimo no diesel. A medida entra em vigor este sábado, até ao final de janeiro.

O anúncio foi realizado por António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais que decidiu devolver os cerca de 60 milhões de euros adicionais em IVA através desta descida. “Estamos a devolver todo o IVA que é recebido a mais”, afirmou o Governante.

“Gostaria de dizer que o Governo acompanha a evolução do petróleo com muita atenção”, assegurou Mendonça Mendes.

Os preços dos combustíveis em Portugal têm registado uma trajetória ascendente desde o início do ano. Os dados da DGEG mostram que o gasóleo já subiu 35 vezes e desceu apenas sete desde o início do ano. Quanto à gasolina, aumentou 34 vezes e recuou apenas oito desde janeiro.

Contas feitas, desde janeiro, a gasolina subiu 30 cêntimos por litro enquanto o gasóleo valorizou 26 cêntimos. Encher um depósito de 60 litros de gasolina custa agora mais de 18 euros do que há 10 meses. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos mais de 16 euros.

O preço médio do litro de gasolina simples 95 em Portugal custa atualmente 1,740 euros enquanto o do gasóleo simples vale 1,530 euros. Já o litro de gasolina 95 especial ultrapassou esta quarta-feira, pela primeira vez, os dois euros em vários postos do país, o que representa um valor recorde. No domingo, também a gasolina 98 ultrapassou esta barreira, passando a valer mais de dois cêntimos por litro.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.