Aumentam as queixas no setor energético. Mercado livre é responsável por 70% das reclamações

O Portal da Queixa divulgou dados alarmantes sobre o setor energético em Portugal, evidenciando um aumento significativo no número de reclamações dos consumidores nos primeiros cinco meses deste ano. De acordo com as estatísticas compiladas entre janeiro e maio, houve um crescimento de 4,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

André Manuel Mendes
Maio 28, 2024
17:19

O Portal da Queixa divulgou dados alarmantes sobre o setor energético em Portugal, evidenciando um aumento significativo no número de reclamações dos consumidores nos primeiros cinco meses deste ano. De acordo com as estatísticas compiladas entre janeiro e maio, houve um crescimento de 4,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O mercado livre, que absorve mais de 70% das queixas, é o principal alvo dos consumidores insatisfeitos, especialmente no que diz respeito ao fornecimento dual de eletricidade e gás natural, responsável por 62,7% das ocorrências registadas.

Entre os motivos que mais têm levado os consumidores a apresentarem reclamações estão a cobrança indevida, falhas no fornecimento de energia e erros de leitura/faturação. A cobrança indevida lidera o ranking, representando 29,3% das reclamações, seguida pelas falhas no fornecimento de energia, responsáveis por 15,7% das ocorrências.

A análise dos dados revela que o mercado livre é o líder em volume de reclamações, correspondendo a 70,3% do total, seguido pela distribuição, com 25,7%, e o mercado regulado, com 4%. No entanto, é importante destacar que o setor elétrico também está na mira dos consumidores, representando 37,3% das reclamações.

O aumento das queixas no setor energético também foi observado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que registou um aumento de 20% no número de reclamações dos consumidores no primeiro trimestre do ano. Os temas mais reclamados incluem faturação, contratos de fornecimento e práticas comerciais desleais, com destaque para as reclamações relacionadas ao setor elétrico, que representam 78,4% do total.

Perante este panorama preocupante, os consumidores esperam medidas eficazes por parte das autoridades competentes e das empresas do setor para solucionar os problemas apontados e garantir um serviço de qualidade e transparente aos consumidores portugueses.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.