Auchan Portugal compra toda a operação do Grupo Dia em Portugal por 155 milhões de euros

Grupo Dia sai do mercado português para centrar esforços na sua estratégia de distribuição alimentar de proximidade

Executive Digest com Lusa
Agosto 3, 2023
9:06

A Auchan Portugal acordou com o Grupo Dia a aquisição de toda a operação em Portugal, comprando as 489 lojas Minipreço e Mais Perto, num investimento que ronda os 155 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Num comunicado conjunto da Auchan Retail e do Grupo Dia, a que a Lusa teve acesso, as empresas informam que, com este acordo, o grupo Auchan reforça o posicionamento no setor e amplia a rede de lojas no mercado de proximidade e franchising.

O Grupo Dia sai do mercado português para centrar esforços na sua estratégia – a distribuição alimentar de proximidade – nos mercados que são mais relevantes para o seu negócio, acrescenta a informação.

O perímetro da operação, que está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência, inclui três armazéns, além dos contratos, licenças e ativos necessários.

O acordo estabelece a integração dos 2.650 colaboradores do Minipreço e prevê o reforço da posição da Auchan no formato de proximidade, “graças à grande capilaridade da insígnia Minipreço em todo o país”, refere a nota.

Citado no comunicado, o diretor executivo de todo o Grupo Dia, Martín Tolcachir, afirmou:”Como demonstram os resultados, entramos numa fase de consolidação do crescimento e o nosso objetivo é que o Dia se concentre nos países onde tem potencial de crescimento”.

Para isso, acrescentou, “é necessário enfrentar o cenário atual e simplificar o perímetro do Grupo Dia”.

Martín Tolcachir disse ainda que a decisão de vender o negócio do Grupo Dia em Portugal “não foi fácil”, mas sublinhou que era a opção “acertada” para centrar os esforços do grupo nos mercados onde é mais relevante e tem capacidade de crescer com uma única insígnia (Dia).

Para o diretor-geral da Auchan Retail Portugal, Pedro Cid, esta aquisição representa “uma forte aposta da Auchan, ao juntar a sua experiência de mais de 50 anos de hipermercados em Portugal ao segmento de proximidade e também ao modelo de franchising, que é um dos pontos fortes do Minipreço”.

“O cliente terá uma proposta completa e próxima, em todos os canais e serviços, com uma oferta variada, com forte aposta nos produtos frescos, na saúde, no preço e em todas as soluções para o dia-a-dia das famílias portuguesas”, afirmou o responsável, destacando que se trata de “uma solução vencedora para todas as partes: empresas, equipas, parceiros e clientes”.

O Grupo Dia começou a sua atividade em Portugal em 1993 e “ganhou a confiança dos lares portugueses graças à oferta de um amplo sortido de produtos a preços acessíveis e à promoção de uma ampla gama de produtos de marca Dia que se converteram num aliado da poupança de todas as famílias”, destaca o comunicado conjunto.

A nota sublinha ainda que a Auchan – “pioneira em Portugal no modelo de hipermercados” – se assume “como militante do Bom, São e Local” e “assegura o compromisso de continuar a contribuir para melhorar a vida dos portugueses, através da relação de confiança que estabelece com as suas equipas, os seus parceiros e a comunidade”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.