“Atenção, isto é um alerta de emergência”: Greta Thunberg partilha vídeo para assinalar Dia da Terra

A jovem ativista climática sueca, Greta Thunberg, partilhou esta quarta-feira um vídeo nas redes sociais, de forma a assinalar o Dia da Terra, que se celebra hoje. Na legenda da publicação, na sua conta de Twitter, lê-se: “Atenção, isto é um alerta de emergência para o público geral””.

O vídeo, com cerca de quatro minutos, visa chamar a atenção da população mundial para a necessidade de agir no combate às alterações climáticas. “O espaço entre o que temos de fazer e o que estamos a fazer está a aumentar a cada minuto”, alerta a ativista.

Greta Thunberg refere logo no início do vídeo que na Cimeira do Clima, que acontece esta quinta e sexta-feira de forma digital a convite de Joe Biden, serão apresentados os «compromissos climáticos» dos vários países, nomeadamente, a meta de atingir emissões com zero carbono até 2050.

“(Os líderes) vão chamar a estes alvos hipotéticos ‘ambiciosos’, mas quando comparamos os nossos alvos insuficientes com a ciência disponível atualmente, claramente vemos que há uma lacuna, há décadas a faltar”, adianta na mesma publicação.

Para além disso, são ainda apontadas falhas aos planos e decisões tomados pelos líderes dos vários países, na luta contra as alterações climáticas. “Podemos continuar a fingir que estes objetivos estão alinhados com o que precisamos, mas se nos podemos enganar a nós e aos outros, não podemos enganar a natureza nem a física”, defende Thunberg.

A jovem ativista deixa a garantia de determinação e resiliência no combate à crise climática, sublinhando que não vai desistir desta luta e deixando um apelo, para que mais pessoas se juntem. “Esta lacuna entre consciencialização, ação e tempo é o maior elefante que já esteve numa sala — e a menos que o enfrentemos, não vamos conseguir alterações reais”, afirmou.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...