Atenção, estudantes: prazo para o pedido de devolução das propinas termina esta sexta-feira

O prémio corresponde ao pagamento anual de 697 euros para uma licenciatura e de 1.500 euros para um mestrado, durante o período equivalente à duração do curso

Francisco Laranjeira
Maio 31, 2024
6:30

Termina esta sexta-feira o prazo para os jovens que terminaram a licenciatura ou o mestrado nos últimos anos possam pedir a devolução da propina. Até ao momento, mais 161 mil jovens recém-formados já se candidataram ao prémio salarial de valorização das qualificações, que se traduz no pagamento de um apoio entre os 697 e os 1.500 euros anuais a quem fica a trabalhar em Portugal. As candidaturas fecham esta sexta-feira e a Autoridade Tributária emite a decisão até final de julho.

No entanto, não é para todos os jovens: aqueles que entreguem o IRS em conjunto com os pais vão mesmo ficar de fora, de acordo com o Ministério das Finanças – para ter acesso ao chamado prémio salarial é preciso entregar o IRS de forma autónoma, avisando que, caso queiram, os jovens podem entregar declarações de substituição como sujeitos passivos até ao final de junho, de modo a poderem usufruir desta medida.

O prémio corresponde ao pagamento anual de 697 euros para uma licenciatura e de 1.500 euros para um mestrado, durante o período equivalente à duração do curso.

Por exemplo, no caso de uma licenciatura de três anos, receberá três prémios anuais de 697 euros.

Têm direito os jovens trabalhadores residentes em Portugal, até 35 anos, e que tenham concluído a licenciatura ou mestrado em instituições de ensino superior públicas, privadas, nacionais ou estrangeiras, em 2023 ou antes, desde que há menos tempo do que o número de anos de duração do curso.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/mais-de-100-mil-jovens-ja-pediram-devolucao-das-propinas/

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.