Atenção, contribuintes: AT adia data limite para o pagamento do IMI este mês

De acordo com a lei, o IMI é pago numa única vez, durante o mês de maio, quando o seu valor é inferior a 100 euros, sendo desdobrado em duas prestações pagas em maio e novembro quando oscila entre os 100 e os 500 euros

Executive Digest
Agosto 6, 2025
9:25

O prazo legal para o pagamento da segunda prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) foi alargado, este mês, por um dia, mais concretamente para 1 de setembro, uma vez que a data legal coincide a um domingo, informou a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

“A segunda prestação está a pagamento durante o mês de agosto, uma vez que o final do prazo termina a um domingo pode pagar até dia 1 de setembro de 2025”, revelou o Fisco, numa publicação na rede social ‘Facebook’, na qual recordou que “se o valor do imposto a pagar é superior a 500 euros, são emitidas três prestações”, sendo que o pagamento da segunda seria devido em agosto.

“Pode ainda aderir ao pagamento por débito direto para efetuar o pagamento da 2ª prestação do IMI. Tem é de concluir o processo de adesão, com a confirmação da titularidade da conta, antes do dia 15 de agosto”, alertou a AT.

De acordo com a lei, o IMI é pago numa única vez, durante o mês de maio, quando o seu valor é inferior a 100 euros, sendo desdobrado em duas prestações pagas em maio e novembro quando oscila entre os 100 e os 500 euros.

Superando os 500 euros é dividido em três prestações de igual montante a serem pagas em maio, agosto e novembro.

No entanto, há já vários anos que os proprietários têm a possibilidade de, querendo, efetuar o pagamento total do imposto com a liquidação de maio.

Os últimos dados oficiais disponibilizados indicam que em 2023 foram 556.011 os contribuintes que efetuaram o pagamento antecipado de IMI.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.