Ataques noturnos com drones ucranianos deixam cidades russas sem energia e atingem gigante da indústria química

Autoridades russas admitem danos significativos em infraestruturas civis, embora garantam que não há registo de vítimas

Francisco Laranjeira

Uma vaga de ataques com drones atingiu durante a noite desta quinta-feira pelo menos sete regiões da Rússia, provocando cortes no fornecimento de eletricidade e aquecimento, além de um incêndio numa das maiores fábricas de amónia do mundo. As autoridades russas admitem danos significativos em infraestruturas civis, embora garantam que não há registo de vítimas.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

Na região de Oryol, as autoridades locais confirmaram danos numa instalação de infraestrutura municipal, após relatos de drones terem atingido a central termoelétrica da cidade. Segundo o ‘Kyiv Post’, que cita informações divulgadas pelo meio independente ‘Astra’, o ataque provocou interrupções no fornecimento de aquecimento, eletricidade e água quente em várias zonas urbanas.

O governador regional, Andrei Klychkov, afirmou que equipas de emergência foram mobilizadas para realizar trabalhos de reparação, alertando para possíveis restrições temporárias nos serviços essenciais. Mais tarde, confirmou a suspensão total do aquecimento e da água quente no distrito de Sovietsky, levando ao cancelamento das aulas em escolas e jardins de infância da área.

Incêndio numa das maiores produtoras de amónia do mundo

Na região de Samara, um incêndio deflagrou na fábrica química Togliatti Azot, conhecida como TOAZ, após um alegado ataque com drone. Moradores relataram que as estradas de acesso à unidade industrial foram bloqueadas pelas autoridades. A TOAZ é uma das dez maiores produtoras de amónia a nível mundial e desempenha um papel central na indústria química russa. Até ao momento, as autoridades não confirmaram oficialmente a causa do incêndio.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Também na região de Rostov, as defesas aéreas permaneceram ativas durante a noite em Rostov-on-Don, Taganrog e vários distritos vizinhos. O governador Yuriy Slyusar indicou que houve danos em infraestruturas civis e cortes de energia causados pelo rompimento de uma linha de alta tensão.

“O mais importante é que ninguém ficou ferido”, sublinhou Slyusar, acrescentando que edifícios residenciais e consumidores industriais ficaram temporariamente sem eletricidade em várias localidades.

94 drones alegadamente intercetados

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que os sistemas de defesa aérea intercetaram e destruíram 94 drones ucranianos durante a noite. De acordo com o comunicado, 36 foram abatidos sobre a região de Rostov, 17 sobre Belgorod, 15 sobre Voronezh e outros em regiões como Samara, Astrakhan, Kursk e Krasnodar, bem como sobre os mares Cáspio e de Azov. As alegações não puderam ser verificadas de forma independente, segundo o ‘Kyiv Post’.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.