Ataque informático no Garcia de Orta: Hospital continua “condicionado”. Serviços devem ser normalizados “gradualmente nos próximos dias”

O ataque informático de que o Hospital Garcia de Orta, em Almada, foi alvo, continua ainda a afetar o serviços da unidade de saúde, que se mantém muito condicionada. Contudo, espera-se que “nos próximos dias” os serviços regressem ao normal. 

Executive Digest

O ataque informático de que o Hospital Garcia de Orta, em Almada, foi alvo, continua ainda a afetar o serviços da unidade de saúde, que se mantém muito condicionada. Contudo, espera-se que “nos próximos dias” os serviços regressem ao normal.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

Segundo um comunicado enviado às redações, o plano de contingência continua ativo, ainda assim, alguns serviços, como primeiras consultas, exames e cirurgias programas, estão a conseguir ser realizadas através de registos em suporte papel. Fora isso, todos os outros estão a ser reprogramados e o o hospital ainda não recebe doentes urgentes pelo INEM.

Apesar do ataque, de acordo com a mesma nota, não há até ao momento evidências de que os dados dos utentes tenham sido comprometidos.

O apelo do Garcia de Orta é que, em caso de doença aguda, a população de Almada e do Seixal contacte primeiramente a linha SNS 24 o seu centro de saúde. “Dessa forma, evitam-se tempos de espera maiores nos diferentes Serviços de Urgência do Hospital, atualmente condicionados na capacidade de resposta”, refere.

“O HGO conta com a colaboração de equipas de peritos e especialistas internos e externos, atualmente a trabalhar no plano de recuperação da infraestrutura, para restabelecer a normalidade da rede informática e dos servidores, que se prevê que seja gradual e decorra nos próximos dias”, sublinha.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.