Astronautas da missão Crew-3 voltam à Terra após quase seis meses na Estação Espacial Internacional

Chefe de voos espaciais tripulados da NASA, Kathy Lueders, garantiu que a amaragem da cápsula Crew Dragon Endurance sobre a costa da Flórida acontecerá por volta das 5h37 (hora de Lisboa) desta sexta

Francisco Laranjeira

A missão Crew-3 vai partir da Estação Espacial Internacional (ISS) rumo à costa da Flórida no início da madrugada desta sexta-feira. O regresso dos quatro tripulantes da missão estava programada para a passada quarta-feira mas a NASA e a SpaceX decidiram adiar a operação até ter a certeza de que o clima no local da aterragem tivesse condições de segurança.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

A chefe de voos espaciais tripulados da NASA, Kathy Lueders, garantiu a que amaragem da cápsula Crew Dragon Endurance sobre a costa da Flórida acontecerá por volta das 5h37 (hora de Lisboa) desta sexta. Explicou que o clima na costa da Flórida está a ser constantemente monitorizado para confirmar se os locais “primários e alternativos” selecionados são seguros para o regresso. “Realizaremos outra revisão do clima cerca de 24 horas antes de desacoplar para determinar se devemos prosseguir”, acrescentou.

Lançada em novembro do ano passado pelo foguete Falcon 9, da SpaceX, a Endurance levou os astronautas Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn, da Nasa, e Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA) para um estadia de seis meses a bordo da ISS.

Os membros da Crew-3 fizeram várias experiências científicas, tendo estudado, por exemplo, como o cimento endurece na ausência de gravidade, algo que pode ser muito útil para futuras construções, inclusivamente na Lua. Também fizeram a segunda recolha de pimentas a bordo da estação. Durante a estadia no espaço, receberam a visita de uma missão privada, composta por três empresários. Pela viagem, o trio pagou dezenas de milhões de dólares à SpaceX.

Na semana passada, a missão Crew-4 levou os astronautas da NASA Kjell Lindgren, Bob Hines e Jessica Watkins, e Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia (ESA) para uma estadia de seis meses na ISS. A cápsula bateu o recorde de viagem mais rápida da SpaceX até agora, completando o trajeto em menos de 16 horas.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.