Associação de instituições de crédito “ensina” 750 alunos a gerirem as suas finanças pessoais

Mais de 750 alunos do terceiro ciclo e Ensino Secundário de várias escolas do país participaram este ano em acções de literacia financeira desenvolvidas pela ASFAC (Associação de Instituições de Crédito Especializado).

Desafios do mercado de trabalho, realização profissional, formas de aquisição de bens, gestão do orçamento familiar e empreendedorismo foram alguns dos temas abordados nestas sessões.

Entre estas actividades, a ASFAC participou na Semana de Formação Financeira, como é habitual e que, este ano, decorreu entre 24 e 31 de Outubro, integrada no Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) do qual a ASFAC é parceira e membro da Comissão de Acompanhamento.

As acções que contaram com a participação da ASFAC decorreram em escolas da Amadora e Baixa da Banheira (Vale da Amoreira) para alunos do ensino secundário e do terceiro ciclo do ensino básico, respectivamente. Empreendedorismo para jovens e organização das finanças pessoais foram os temas abordados, tendo as sessões sido orientadas por voluntários de instituições associadas da ASFAC.

Outra das actividades que teve lugar foi o evento da Competição Nacional, no âmbito da GMW´22, desenvolvida em parceria com a JAP (Junior Achievment Portugal), onde 22 escolas aderentes participaram no programa “Economia para o Sucesso” que se iniciou em 2021, e envolveu cerca de 500 alunos do 9º ano de escolaridade em todo o território nacional.

Duarte Gomes Pereira, secretário-geral da ASFAC, refere que estas acções «já fazem parte do ADN de uma instituição que, desde 2005, assumiu a responsabilidade de promover o aumento da literacia financeira dos portugueses. São programas totalmente gratuitos e que se destinam adultos, crianças e jovens, professores e formadores das mais diversas áreas e que contam com voluntárias e voluntários das associadas.»

Além da participação no Plano Nacional de Formação Financeira e da parceria com a JAP, a ASFAC é membro afiliado da Rede de Educação Financeira da OCDE, e entidade parceira do projecto Todos Contam – coordenado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

A ASFAC é a entidade que representa o sector do financiamento especializado do consumo em Portugal. Composta por 28 membros, dos quais 26 são associadas – instituições de crédito especializadas no financiamento ao consumo – e dois aderentes – empresas cuja actividade é fundamental para o desenvolvimento do negócio das associadas.

A ASFAC estima que a actividade de crédito aos consumidores, contribuinte directo para a formação da variável de Consumo Privado, representa cerca de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) português.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.