Assassinato de blogger russo é um aviso ao líder do Grupo Wagner pela sua ambição de suceder a Putin, revelam especialistas

Vladen Tatarsky foi um dos bloggers militares mais influentes e uma “figura proeminente” no espaço de informação russo pró-guerra

Francisco Laranjeira
Abril 3, 2023
12:28

O “assassinato” do blogger militar russo Vladlen Tatarsky pode revelar “mais fraturas dentro do Kremlin e do seu círculo interno”, relatou, esta segunda-feira o think tank americano ISW (‘Institute for the Study of War’). Tatarksy, cujo nome verdadeiro era Maxim Fomin, foi morto numa explosão num café que alegadamente pertence ao chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, em São Petersburgo, este domingo.

Vladen Tatarsky foi um dos bloggers militares mais influentes e uma “figura proeminente” no espaço de informação russo pró-guerra.

Na sua última atualização sobre a guerra na Ucrânia, o ISW sublinhou que fontes do Ministério do Interior da Rússia revelaram aos serviços secretos sobre “os planos de assassinato de Tatarsky há muito tempo”, acrescentando que este “era um condenado afiliado do Grupo Wagner que escapou da prisão em Donetsk no início da invasão russa do Donbass em 2014”.

A sua morte, segundo o think tank, faz parte de um “padrão maior de escalada de conflitos internos na Rússia” que envolvem Yevgeny Prigozhin e o seu Grupo Wagner. “Fomin participou noutro evento no início do dia sem incidentes, então parece que o ataque foi deliberadamente encenado num espaço de propriedade de Prigozhin”, sublinhou o ISW.

“O assassinato de Fomin pode ter sido um aviso para Prigozhin, que tem questionado cada vez mais o Kremlin sobre a guerra na Ucrânia e até mesmo sinalizado obliquamente um interesse na presidência russa, seja em competição com Putin ou como o seu sucessor”, avançou o ‘Institute for the Study of War’.

O ISW avançou ainda que o ataque visou também “impulsionar a autocensura” do povo russo sobre o evoluir do conflito na Ucrânia.

Kremlin diz que assassinato de blogger foi orquestrado pelos serviços secretos ucranianos e fundação de Navalny. Autoridades revelam primeiro inquérito à autora

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.