As 5 piores qualidades de um líder

Em última instância, um mau líder pode levar a que um colaborador procure novas oportunidades noutra empresa. E, numa altura em que o tema da retenção de talento está na ordem do dia, o melhor talvez seja tomar todas as precauções necessárias para que o topo da hierarquia não seja visto como algo a temer.

Segundo uma análise elaborada pela QuickBridge, são cinco as características que um líder de uma organização deve evitar, começando desde logo pela tentação de gerir minuciosamente todos os aspectos do negócio. Microgestão significa não confiar na equipa, o que pode resultar em pressão acrescida nos funcionários mas também no próprio executivo.

A segunda característica apontada é a crítica excessiva. De acordo com a empresa dedicada a soluções financiamento, criticar todos os aspectos de uma tarefa ou de um relatório poderá não ser tão construtivo quanto desejado. Agir mais como um treinador é o conselho apresentado.

Segue-se a desorganização. Esta também entra para a lista das piores qualidades de um líder, uma vez que dificulta a definição de objectivos ou caminho a seguir para atingir as metas traçadas. Como consequência, também dificulta a colaboração entre os diferentes membros da equipa.

Ser um “sabe tudo” também não é visto como bons olhos. Um líder que acredita que a sua forma de pensar é a única que está correcta e que não aceita as opiniões ou sugestões de outras pessoas não promove um ambiente de trabalho saudável (ou produtivo).

Por fim, a impaciência. Líderes que têm expectativas pouco realistas relativamente a prazos de entrega ou conclusão de tarefas, por exemplo, fazem com que os colaboradores se apressem na realização das mesmas.

Dados reportados pela mesma análise, com base em estudos como Gallup Survey ou Camparably Study, revelam ainda que um em cada dois trabalhadores, nos EUA, já deixou um emprego para fugir a um mau chefe. A faixa etária dos 18 aos 25 anos é a que mais se sente prejudicada por um líder desorganizado.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...