O que inicialmente parecia uma simples decoração de parede num restaurante espanhol acabou por se revelar uma fascinante descoberta arqueológica. Durante uma investigação, foram encontradas duas valiosas peças do século II a.C., da época ibera, embutidas na fachada de um restaurante local. A situação tem feito as delícias dos aficionados por arqueologia e um pouco de rir pela insólita aplicação das peças como elementos decorativos.
O restaurante, situado em Granada, parecia um local comum para refeições. No entanto, a fachada escondia dois artefactos históricos de grande valor. Uma das peças é uma representação de um cavalo esculpido em pedra calcária, enquanto a outra parece ser um objeto do quotidiano, possivelmente um tipo de taça ou morteiro. O proprietário do restaurante decidiu usar estas peças como decoração durante as obras de remodelação do local.
A descoberta foi feita após um entusiasta de arte, ao explorar redes sociais, notar uma menção a antiguidades à venda e reconhecer uma destas peças arqueológicas como algo que já havia visto no Museu Arqueológico e Etnológico de Granada. O indivíduo fez uma pesquisa sobre o artefacto e suspeitou que se tratava de um item ibero de importância significativa.
Com base nesta informação, a Polícia Nacional foi acionada e deslocou-se ao restaurante para verificar a existência das peças e documentar a situação com um relatório fotográfico. O exame revelou que as peças estavam incrustadas na parede de acesso ao restaurante, uma descoberta que despertou a atenção dos arqueólogos e das autoridades culturais.
A Conselharia de Turismo, Cultura e Desporto da Delegação Territorial de Granada elaborou um relatório técnico que confirmou que as peças pertenciam a um conjunto de representações de cavalos da época ibera, originárias da região da veiga de Granada, onde se situavam antigas cidades ibero-romanas. A análise indicou que as peças poderiam ter origem em um sítio arqueológico protegido e atualmente em estudo, localizado nas proximidades do restaurante.
O proprietário do restaurante, que adquiriu o imóvel em 2011, revelou que as peças foram encontradas durante a demolição de uma casa antiga e estavam inicialmente descartadas como escombros. Ao ser informado sobre o valor cultural das peças, demonstrou total cooperação, colaborando com as autoridades para a recuperação e deposição dos artefactos no Museu Arqueológico e Etnológico de Granada, relata o El Espanõl.
A Polícia Nacional e os arqueólogos apreciaram a colaboração do proprietário, que, apesar da utilização não convencional das peças, ajudou a garantir que fossem preservadas e estudadas adequadamente.
O caso ilustra como, por vezes, a combinação de curiosidade e acaso pode levar a descobertas notáveis. As peças agora estão sob a responsabilidade dos especialistas do Museu Arqueológico e Etnológico de Granada, onde serão devidamente conservadas e analisadas.














