Aproveite o “verão” prolongado: Dia de hoje será de sol e calor que se mantém no resto da semana

O mês de setembro está prestes a encerrar, mas as condições meteorológicas em Portugal parecem querer prolongar o verão.

Executive Digest
Setembro 30, 2025
6:15

O mês de setembro está prestes a encerrar, mas as condições meteorológicas em Portugal parecem querer prolongar o verão. Esta terça-feira, o país irá viver um dia quente, com céu pouco nublado, temperaturas acima da média e um ambiente perfeito para atividades ao ar livre, desde idas à praia até passeios no campo.

Segundo as previsões do portal especializado LusoMeteo.pt, o tempo será marcado por uma forte influência de um anticiclone em expansão para leste, empurrado pelas depressões atlânticas e acompanhado de uma maior atividade do jetstream. Este cenário mantém temperaturas elevadas e céu limpo, um padrão que já se tem mantido nas últimas semanas.

O vórtice polar está já estabelecido, como é habitual no início do outono, e o gradiente térmico entre o Atlântico subtropical e norte está a intensificar-se, criando as condições para futuras depressões de inverno. Contudo, para já, estas depressões estão a afetar principalmente o norte da Europa, enquanto o território português continua sob a influência de um forte anticiclone — uma situação conhecida como anomalia positiva da pressão sobre o Atlântico (NAO+), que desde maio trouxe períodos prolongados de tempo seco.

Segundo o LusoMeteo.pt, este padrão atmosférico tem sido responsável por condições meteorológicas favoráveis ao aumento do risco de incêndios florestais. Apesar de uma recente interrupção causada por uma depressão de origem tropical, “o tempo mantém-se estável, quente e seco, especialmente no continente”, lê-se no portal.

Em Portugal Continental, terça-feira deverá apresentar um céu geralmente pouco nublado ou limpo. O vento será fraco a moderado, soprando inicialmente de nordeste e rodando para norte a partir da tarde, acompanhando uma subida ligeira das temperaturas máximas, mais sentida junto à costa.

As temperaturas poderão ultrapassar os 30 ºC no litoral, enquanto no interior poderão chegar perto dos 35 ºC em zonas de vale, criando um ambiente excecionalmente quente para o final de setembro. “Será um dia ideal para atividades ao ar livre, embora se aconselhe cautela nas horas centrais do dia nas regiões interiores”, alerta o LusoMeteo.pt.

No mar, a ondulação será reduzida, com ondas de 1 a 2 metros até final da manhã na costa ocidental e inferiores a 1 metro durante a tarde. No Algarve, as ondas não deverão ultrapassar 1 metro, e a temperatura da água manter-se-á entre os 16 ºC e 18 ºC na costa ocidental e perto dos 20 ºC na costa sul.

A radiação ultravioleta estará em níveis elevados (5 a 6) em todo o território continental, recomendando-se proteção solar adequada.

Nos Açores, o tempo será instável, sobretudo nas ilhas do Grupo Central e Oriental, onde se prevê algum céu nublado e períodos de chuva fraca. As ilhas do Grupo Ocidental terão tempo mais soalheiro e aberto. O ambiente será abafado, com características tropicais.

Na Madeira, mantém-se o padrão habitual, com céu parcialmente nublado e abertas, sem precipitação significativa.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.