Diversos apoiantes do ex-presidente americano Donald Trump, enfurecidos pela condenação das 34 acusações criminais por um júri de Nova Iorque, recorreram às redes sociais, em particular os sites pró-Trump com apelos a motins, revolução e retribuição violenta.
Momentos depois de Donald Trump se ter tornado o primeiro presidente dos EUA a ser condenado por um crime, os seus apoiantes não esconderam a revolta em dezenas de posts violentos online, denuncia esta sexta-feira a agência ‘Reuters’ – houve mesmo apelos a ataques aos jurados, à execução do juiz Juan Merchan, a uma insurreição armadas ou mesmo à guerra civil total.
“Alguém em Nova Iorque sem nada a perder precisa cuidar de Merchan”, escreveu um apoiante, no site ‘Patriots.win’. Já no ‘Gateway Pundit’, outro sugeriu disparar nos liberais após o veredicto. “É hora de começar a limitar alguns canhotos”, dizia o post. “Isso não pode ser resolvido através de votação.”
As ameaças de violência e retórica intimidadora aumentaram depois de Donald Trump ter perdido as eleições de 2020 e alegou falsamente que o voto foi roubado. Durante a sua campanha para um segundo mandato na Casa Branca, Trump classificou infundadamente os juízes e procuradores nos seus julgamentos como ferramentas corruptas da administração Biden, com a intenção de sabotar a sua candidatura à Casa Branca. Os seus partidários responderam com uma campanha de ameaças e intimidação dirigida a juízes e funcionários judiciais.
“Isto foi uma vergonha, este foi um julgamento de fraude por um juiz que era corrupto”, garantiu Trump – recorde-se que um júri de 12 membros considerou Trump culpado esta quinta-feira de falsificar documentos para encobrir um pagamento para silenciar o relato de uma estrela pornográfica sobre um encontro sexual antes das eleições de 2016. A sentença está marcada para 11 de julho, dias antes do Partido Republicano nomear formalmente Trump para presidente antes das eleições de 5 de novembro.
Jacob Ware, coautor do livro “God, Guns, and Sedition: Far-Right Terrorism in America”, disse que a linguagem violenta usada pelos seguidores de Trump era uma prova da “capacidade férrea do ex-presidente de mobilizar apoiantes mais extremistas para a ação, tanto nas urnas como através da violência”.
Após o veredicto, muitos dos seus apoiantes também disseram que a sua condenação era a prova de que o sistema político americano falhou e que só uma ação violenta poderia salvar o país. “Um milhão de homens armados precisam ir a Washington e enforcar toda a gente. Essa é a única solução”, frisa um apoiante, num posto no ‘Patriots-win’: Outro acrescentou: “Trumpp já deveria saber que tem um exército disposto a lutar e a morrer por ele se ele disser as palavras. Pegarei em armas se ele pedir.”
“1.000.000 de homens (armados) precisam ir a Washington e enforcar todo mundo. Essa é a única solução”, disse um postador no Patriots.win. Outro acrescentou: “Trump já deveria saber que tem um exército disposto a lutar e morrer por ele se ele disser as palavras… Pegarei em armas se ele pedir”.













