Charlotte Bosanquet. Para muitos, é um nome completamente desconhecido. Para outros, há um sonho de ser como ela. A jovem de 21 anos da Austrália tem um salário de aproximadamente 9 mil euros mensais, mas trabalha apenas cinco horas por dia.
Embora possa parecer algo que exija pouco esforço e compromisso, já que não é necessário ter experiência prévia para realizar o seu trabalho, a realidade é bem diferente: poucas pessoas se atrevem a realizá-lo. Para Charlotte, que considera a limpeza “terapêutica”, não se cansa de dizer: “Digo sempre que quanto mais sujo, melhor.”
Mas quem é Charlotte Bosanquet? Tudo começou na universidade, quando fazia trabalhos de limpeza profissionais, onde ganhava algum dinheiro extra para pagar as suas despesas. No entanto, anotou a publicação espanhola ‘El Economista’, quando ela começou a limpar, percebeu o quanto transformar casas sujas e negligenciadas significava para ela.
O sonho da jovem era tornar-se polícia: no entanto, atualmente, faz sucesso com uma empresa de limpeza. O ‘momento’ surgiu durante a pandemia do coronavírus, quando Bosanquet ficou presa no exterior por um mês — e acabou por ser demitida do emprego. Então, começou a Care Cleaning Agency, o seu próprio negócio de limpeza e percebeu o quão grande era a “necessidade” de profissionais confiáveis em Sydney, na Austrália.
Poucas semanas depois de começar o seu próprio negócio, foi ‘inundada’ com centenas de consultas de pessoas desesperadas pelos seus serviços de limpeza.
O que começou como uma necessidade financeira durante uma fase difícil da sua vida adulta é agora uma estrutura com nove funcionário, especializada em ajudar pessoas que lutam contra a acumulação de objetos, e cuja principal função é realizar o primeiro grande processo de limpeza em áreas extremamente difíceis.
Exigente tanto física quanto mentalmente, o mais impressionante é que é muito bem remunerado. As cinco horas diárias (de segunda a sexta, com sábado e domingo de folga) são para benefício dos seus funcionários. A gestão e supervisão do negócio acaba por ‘roubar’ grande parte do tempo de Charlotte Bosanquet.
A jovem comprou a sua primeira casa aos 21 anos e está numa situação financeira melhor do que a maioria das pessoas da sua idade. Charlotte Bosanquet, cuja história se tornou viral nas redes sociais, frisou que as pessoas “desprezam o pessoal de limpeza” e não acham que seja um trabalho de verdade – mas ela nunca trabalhou “tanto”.
“É mais difícil do que fazer um curso universitário em tempo integral, pelo menos para mim. No fim das contas, dá mais dinheiro fazer limpezas do que trabalhar em empregos de tempo integral das 9h às 17h”, garantiu. “Eu sei que não é para todos, e nem toda a gente se quer e esfregar casas de banho, mas acho isso muito gratificante.”














