O presidente do Conselho Europeu vai encontrar-se esta terça-feira com o primeiro-ministro da Irlanda para discutir o apoio à Ucrânia, o quadro financeiro plurianual da União Europeia (UE), o Médio Oriente e a competitividade.
Em comunicado, o Conselho Europeu indicou que António Costa, presidente da instituição e ex-primeiro-ministro de Portugal, vai estar em Dublin para uma reunião com o primeiro-ministro do país, Micheál Martin, esta terça-feira.
A viagem faz parte de uma iniciativa do presidente do Conselho Europeu de ir a todas as capitais dos 27 países da UE para recolher as perspetivas de cada nação e trabalhar nas prioridades políticas do bloco comunitário europeu.
Na reunião, António Costa vai abordar os quatro tópicos da próxima reunião do Conselho Europeu, em 18 e 19 de dezembro: o apoio à Ucrânia para 2026 e 2027, o quadro financeiro plurianual, a degradação da situação no Médio Oriente e a competitividade da UE.
A Irlanda também presidirá ao Conselho da UE na segunda metade de 2026, pelo que António Costa quer começar a fazer o trabalho preparatório para “não deixar ninguém para trás”, de acordo com a informação disponibilizada.
Na segunda-feira, António Costa vai estar em Paris para fazer parte de uma conferência no Instituto Jacques Delors sobre o futuro da UE em áreas como as alterações climáticas, defesa, economia, participação cívica e o alargamento.














