O tempo nesta quinta-feira vai ficar marcado pela mudança do tipo de fluxo e de massas de ar, com a chegada de um tipo de luxo mais quente e um reforço do anticiclone subtropical à nossa latitude, porém ainda com humidade, relatou o site meteorológico ‘LusoMeteo’.
Assim, conte hoje com temperaturas mínimas mais baixas face à véspera – isto porque o céu estará mais limpo na madrugada -, mas também uma subida das máximas para valores mais próximos do verão, pelo menos nas regiões Centro e Sul.
Já na região Norte, vai manter-se o céu nublado, e com probabilidade de precipitação, em geral fraca, com destaque para os distritos de Viana do Castelo e Braga, embora possa também surgir em Vila Real e Bragança.
Por isso, hoje será um dia de verão no Centro e Sul, e de outono mais a norte, numa clara divisão territorial que tem sido comum no mês de setembro.
No entanto, alertou o IPMA, Portugal continental vai registar nos próximos dias um aumento das temperaturas máximas, que deverão atingir entre 30 e 35 graus em várias regiões no fim de semana.
Em comunicado, o IPMA refere que, até hoje, o tempo será condicionado por uma corrente de oeste, associada a ondulações frontais de fraca atividade, que trarão precipitação, sobretudo na quarta-feira e em especial nas regiões Norte e Centro.
Na quinta-feira este cenário ficará restrito ao Minho e Douro Litoral, acrescenta a nota.
A partir da tarde de sexta-feira, e até dia 16, “a intensificação da crista anticiclónica deverá proporcionar céu pouco nublado ou limpo, ainda que com neblinas e nevoeiros matinais no litoral a norte do Cabo Raso, situação que poderá persistir no Minho durante alguns dias.
As temperaturas máximas, que se mantêm abaixo da média para a época, vão subir ligeiramente esta quinta-feira, com exceção do Minho, Douro Litoral e da faixa costeira a norte do Cabo da Roca.
O IPMA refere ainda que está prevista uma nova subida, mais significativa e generalizada, no domingo.
Segundo as previsões, nos dias 14 e 15 os termómetros deverão oscilar entre os 30 e 35 graus no Sul, no vale do Tejo e em alguns pontos do interior Norte e Centro, “valores acima do normal para esta altura do ano”. No restante território, as máximas deverão manter-se abaixo dos 30 graus.













