Alunos do Superior pagam a explicadores para realizar exames no seu lugar

O ano de 2020 está a ser diferente e inesquecível pelas razões óbvias, mas mais uma situação inusitada vem reforçar a anormalidade dos tempos que correm. Há alunos, sobretudo do ensino superior, que pagam a explicadores para que façam os exames no seu lugar, de acordo com o Diário de Notícias (DN).

Com o regresso gradual das actividades lectivas em meados de Maio, foram muitos os explicadores que denunciaram esta situação, como é o caso de  Maxime Ventura, dono de um centro de explicações no Porto. «Não sendo todos os dias, praticamente todos os dias me contactaram para isto», conta o responsável ao ‘DN’.

«Perguntavam se dava explicações, mas quando começava a explicar melhor em que consistia, eles caíam em si e diziam mesmo: ‘Não era bem explicações que queria, mas ter um professor a ajudar-me a resolver o teste na hora’», continua Maxime Ventura.

Mas este não é um caso isolado, para além de Ventura são muitos os seus colegas que se vêem nesta situação, um cenário do qual se foi apercebendo ao conversar com pessoas do meio, que diziam também receber muita «procura, sobretudo por quem lhes faça os exames», conta Leonor Sousa, outra explicadora, citada pelo ‘DN’.

Por sua vez, Hélder Souza, professor universitário, afirma: «Muitas faculdades estão a fazer os exames online e não custa nada ter alguém ao lado que diga para fazer de uma determinada maneira. Temos um professor que tem recebido uma quantidade de propostas inacreditável».

«Se aquilo de que tenho conhecimento for uma amostra estatística representativa, então estamos perante um fenómeno de grande escala», considera o responsável citado pelo ‘DN’.

 

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...