Alemanha investe 86 mil milhões de euros em expansão ferroviária

A Alemanha lançou esta terça-feira um plano a 10 anos de 86 mil milhões de euros para expandir e modernizar a ferrovia. O objectivo é melhorar a oferta, tornando-a mais amiga do ambiente, e atrair mais procura, avança a “Bloomberg”. 

O plano inclui a actualização de itinerários, a modernização de pontes e carruagens, assim como o aumento da capacidade do sistema ferroviário e a electrificação de um maior número de rotas.

A maior fatia do valor (62 mil milhões de euros) será financiada pelo Governo central, enquanto à Deutsche Bahn (DB), empresa do Estado que gere a rede de transportes públicos na Alemanha, cabem outros 24 mil milhões de euros.

«Esta será a década do comboio» considerou o ministro dos Transportes, Andreas Scheuer, numa cerimónia em Berlim em que foi anunciado este plano.

Se tudo correr como previsto, até 2030, as principais cidades alemãs deverão estar ligadas por um comboio com saídas de 30 em 30 minutos e, nos próximos 10 anos, serão renovadas duas mil pontes onde passam comboios. Por ano, serão renovados dois mil quilómetros de ferrovia.

Outras das medidas anunciadas incluem impostos mais elevados para voos domésticos, além de subsídios e descontos para aumentar a eficiência energética das habitações.

A “Bloomberg” refere ainda que a DB tem vindo a ser criticada por falhas na pontualidade e nos padrões de qualidade do serviço por causa do recente aumento do número de passageiros.

Actualmente, apenas 58% da rede ferroviária alemã é electrificada e a pontualidade em comboios de longa distância foi de cerca de 76% em 2019.

Este reforço do investimento na ferrovia acontece numa altura em que se antevê um aumento da procura, depois de ter sido anunciado que os preços vão cair 10, devido à redução do IVA aplicado aos bilhetes de comboio prevista no Orçamento para 2020.

As viagens de comboio emitem menos poluição de dióxido de carbono do que os aviões ou carros, tanto que a empresa já reduziu em 10% os preços das viagens, quando o governo anunciou uma redução no imposto sobre o valor agregado dos bilhetes.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
O segredo para um anúncio de sucesso com 6 segundos é…
Automonitor
Hyundai Kauai bate recorde do GUINESS… na Índia