Alemanha envia cinco caças Eurofighter para a Polónia para monitorizar espaço aéreo da NATO

Os cinco caças ficarão posicionados até 3 de setembro na base, localizada perto da fronteira leste da Polónia com a Bielorrússia

Francisco Laranjeira
Agosto 6, 2025
14:24

A Força Aérea alemã enviou esta terça-feira cinco caças Eurofighter para operar a partir da Base Aérea de Minsk Mazowiecki, na Polónia, para participar da vigilância do espaço aéreo da NATO até ao início de setembro.

“O objetivo do Policiamento Aéreo da NATO é conduzir voos de proteção em caso de alarme, no âmbito do Alerta de Reação Rápida”, disse um porta-voz da Força Aérea germânica.

Os cinco caças ficarão posicionados até 3 de setembro na base, localizada perto da fronteira leste da Polónia com a Bielorrússia. Desde abril último, a Força Aérea alemã tem fornecido apoio à vigilância do espaço aéreo polaco a pedido de Varsóvia, mas, até agora, os caças têm descolado da base alemã em Rostock, no norte da Alemanha.

“Esta missão é um sinal claro de solidariedade dentro da NATO e serve para criar um mecanismo de dissuasão confiável e proteger o espaço aéreo conjunto”, afirmou o jornal ‘Bild’, citando uma porta-voz da Força Aérea alemã. Segundo a publicação, o envio está relacionado aos exercícios militares Zapad, que a Rússia e a Bielorrússia realizarão em conjunto em setembro, nos quais se espera a participação de cerca de 13 mil militares.

De acordo com os media germânicos, 150 soldados alemães foram transferidos para a base polaca para apoiar as operações do Eurofighter.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.