Alemanha e França opõem-se à proibição de turistas russos visitarem a UE

“Não devemos subestimar o poder transformador de experimentar a vida em sistemas democráticos em primeira mão, especialmente para as gerações futuras”, pôde ler-se no documento franco-alemão

Francisco Laranjeira
Agosto 30, 2022
9:43

A União Europeia não deve impedir que os turistas russos visitem o bloco, segundo defendem Alemanha e França, revelou esta terça-feira a agência Reuters, antes da reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros em Praga que visa discutir a exigência dos países bálticos e outros Estados-membros para a proibição de vistos.

“Enquanto entendemos as preocupações de alguns Estados-membros neste contexto, não devemos subestimar o poder transformador de experimentar a vida em sistemas democráticos em primeira mão, especialmente para as gerações futuras”, pôde ler-se no documento franco-alemão.

“As nossas políticas de vistos devem refletir isso e continuar a permitir contatos pessoais na UE com cidadãos russos não vinculados ao governo russo”, sublinhou.

Até ao momento, a Comissão Europeia lembrou que cabe a cada país decidir se emite vistos a turistas russos, e vários países, especialmente os vizinhos da Rússia, têm anunciado uma diminuição ou mesmo suspensão da atribuição de vistos turísticos para cidadãos russos.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já pediu à União Europeia que desse o passo de suspender os vistos, tendo reforçado o pedido durante uma visita, na semana passada, do ministro português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, a Kiev.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.