Alemanha aumenta salário mínimo para 12 euros por hora. Em Portugal recebe-se três vezes menos

São quase dois milhões os trabalhadores alemães que vão ter um aumento de 25% no seu salário. A maior economia da Europa vai aumentar o salário mínimo para 12 euros por hora, enquanto que em Portugal o valor se situa nos 4,16 euros.

Depois de se ter alcançado um acordo de coligação para formar um novo Governo na Alemanha, com o social-democrata de esquerda Olaf Scholz a suceder no cargo de Chanceler a Angela Merkel, foi estabelecido um aumento do salário mínimo em 12 euros por hora.

Recorde-se que anteriormente o valor se situava nos 9,60 euros por hora, representando assim um aumento na ordem dos 25%.

O plano de aumentar o salário mínimo pode elevar os salários em todos os setores, uma medida fortemente criticada pelo Bundesbank, que normalmente se abstém de discutir decisões políticas, revela a ‘Reuters’.

No mesmo sentido, o economista do UBS, Felix Huefner, disse à ‘CNN’ que a medida deve “impulsionar o crescimento geral dos salários” em toda a economia alemã, enquanto alerta que pode “contribuir para pressões salariais mais amplas”.

 

Em Portugal ganha-se atualmente 4,16 euros por hora

No nosso país o salário mínimo nacional cifra-se atualmente nos 665 euros por mês, representando um valor por hora de 4,16 euros, três vezes menos do que na Alemanha.

Com a proposta do Governo português para aumentar o salário mínimo nacional para os 705 euros, o valor por hora vai subir para os 4,40 euros.

“Com o aumento da RMMG para este valor atinge-se, em 2022, uma subida de 200 euros desde 2015, ou de 39,6% – o equivalente a 2.800 euros anuais, que compara com um aumento de apenas 20 euros no ciclo no ciclo governativo anterior”, sublinhou o Governo.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.