pub

Ainda não foi desta. UE e gigantes tecnológicas só vão discutir regras do ‘poder’ a 2 de dezembro

A videoconferência marcada para o dia 24 de Novembro entre a Comissária da União Europeia (UE) para as áreas do digital e da concorrência,  Margrethe Vestager e as gigantes de tecnologia foi adiada para o próximo dia 2 de Dezembro, segundo a ‘Reuters’.

O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo comissário do Mercado Interno Thierry Breton, também responsável pela regulamentação digital. Em causa, segundo a mesma fonte, está um compromisso institucional, que não permite a realização da reunião para o dia inicialmente previsto.

A reunião entre a UE e gigantes tecnológicas como a Alphabet, Apple, Amazon e Facebook, entre outras, foi marcada com o objetivo de discutir o projeto de regras que visam restringir os seus poderes. Em concreto, trata-se de propostas conhecidas como Digital Services Act (DSA) e Digital Markets Act (DMA), que Breton deve apresentar no dia 9 de dezembro, em conjunto com Vestager.

Para além das quatro empresas mencionadas estima-se que um total de 20 façam parte da reunião virtual, entre as quais se incluem também: Microsoft, Booking, Expedia, Trivago e DuckDuckGo, que receberam o convite por parte do órgão europeu para participar na discussão.

O projeto de regras europeu tem sido objeto de intensa pressão por parte de empresas de tecnologia e plataformas online que consideram que os reguladores devem usar as regras já existentes antes de propor novas, argumentando que podem pôr em causa a inovação das marcas.

pub

Comentários
Loading...