Aí, Portugal, Portugal

A grande oportunidade do Portugal pós-pandemia, volta a ser de novo a ser o Turismo.

Portugal, pode e vai o grande destino turístico da Europa. Temos de ter a ambição de ser o “special one”. Mas para isso precisamos de definir uma estratégia e começar a trabalhar. Começar a trabalhar já.

Todos nos lembramos da luta fratricida por um turista no verão de 2020. Valia tudo para garantir os fluxos turísticos numa Europa devastada pela crise pandémica e económica. Por isso temos de nos preparar para o embate e vencer a batalha do verão 2022. Vai ser uma luta ainda mais aguerrida e só vai ganhar quem estiver mais bem preparado. É um território que já conhecemos. Apenas precisamos de nos organizar.

Não podemos nem devemos ficar à espera de Bruxelas. Temos de definir as nossas próprias regras e o nosso caminho. Mais de 500 milhões de europeus, na sua larga maioria confinados em casa há um ano, estão sedentos de viajar. Vai ser a primeira coisa que todos vão querer fazer no próximo verão. E Portugal tem de ser esse destino.

Temos tudo. Bons alojamentos, boas infraestruturas aeroportuárias e rodoviárias; uma restauração de excelência; Património matéria e imaterial; o vinho português; um povo acolhedor. Só precisamos de trabalhar mais nos conteúdos e lançar produto.

Como nas Descobertas no Século XV, do alto do cesto da gávea, já vemos “terra à vista”. Temos de nos antecipar aos nossos mercados concorrentes. Temos de nos posicionar como o destino mais seguro e o mais atrativo. Temos de ser a primeira escolha.

O primeiro passo é testar. Testar, testar, testar. Ninguém devia entrar em Portugal sem ser testado. Esse tem de ser o primeiro selo de garantia. Os testes rápidos, nomeadamente o da saliva, são já apontados pelas autoridades de saúde como bastantes fiáveis. Testar significa reduzir ao mínimo o risco e garantir segurança a todos. Temos de transforma Portugal numa bolha. Numa bolha segura.

Conteúdos, conteúdos, conteúdos. Fundamental para tornar o destino ainda mais atrativo. Fundamental para a consolidação do produto.

Temos de organizar a oferta e lançá-la no mercado enquanto todos os nossos concorrentes ainda estão à espera que a tempestade passe. Foi assim que esta pequena nação à beira mar plantada, surpreendeu o mundo e liderou o comercio internacional no século XV.

A história repete-se e não podemos perder esta grande nova oportunidade.

Mas temos de ter estratégia de comunicação assertiva e não podemos ser surpreendidos com más notícias que originaram o encerramento de corredores aéreos no verão de 2020. Vamos surpreender os mercados concorrentes. Vamos ser o destino mais seguro do mundo, vamos receber em segurança todos os que nos vão visitar.

Não custa muito. Basta trabalhar muito.

Eu acredito na retoma e comigo podem contar.

Melhor que os Prémios, vamos ganhar também as pessoas.

Só dependemos de nós e como canta Jorge Palma, não nos podemos esquecer das suas sábias palavras

…Ai, Portugal, Portugal

De que é que tu estás à espera?

Tens um pé numa galera e outro no fundo do mar

Ai, Portugal, Portugal

Enquanto ficares à espera

Ninguém te pode ajudar…

 

Por Álvaro Covões, Managing Director da Everything Is New

Ler Mais
Comentários
Loading...