Agosto vai significar calor intenso em Portugal continental: se julho foi caracterizado por um padrão com temperaturas relativamente frescas, em geral abaixo da média ou com valores normais, e com tempo, em geral seco, apesar de alguns dias de chuviscos ou chuva fraca nalgumas regiões do país. O que sugeriu que o ‘El Niño’ – normalmente associado ao aumento da temperatura global – não terá tido, até ao momento, qualquer reflexo em Portugal. Mas isso promete mudar, com temperaturas mais quentes do que o normal. Mesmo assim, a anomalia térmica positiva não deverá ser elevada: prevê-se entre 1 e 1,5 graus acima da média climatológica de referência em quase todo o país.
Segundo o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, o início desta semana arranca com “céu pouco nublado ou limpo”. O vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde desta segunda-feira, sendo por vezes forte (até 45 km/h) com rajadas até 70 km/h no litoral oeste, a partir da tarde, e nas terras altas”.
Já para terça-feira, os meteorologistas do IPMA preveem “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no oeste até ao meio da manhã, podendo persistir em alguns locais a norte do Cabo Raso durante o dia”. Haverá ainda “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, sendo por vezes forte (até 40 km/h) com rajadas até 65 km/h no litoral oeste, a partir da tarde, e nas terras altas”. Por último, a possibilidade de “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro”.
E como se traduz em temperaturas?
Lisboa vai arrancar esta semana com temperaturas entre os 17 e 28 graus, sendo que deverá atingir uma máxima de 35 graus no final da semana. No Porto, os termómetros devem marcar entre 15 e 25 graus esta segunda-feira mas no sábado vão registar-se 29 graus.
Beja, por exemplo, vai estar sob intenso calor: arranca a semana com uma máxima de 35 graus, em crescendo ao longo dos dias até um pico de 38 graus no próximo fim de semana. Évora ‘não quis ficar atrás’ e também começa com 35 graus – no fim de semana, a máxima prevista é de 39 graus.
E quem está a banhos no Algarve? Bom, as temperaturas máximas vão oscilar entre os 32 e 36 graus ao longo de toda a semana, sendo que as mínimas estarão entre os 20 e 21 graus.
Mais a norte, Braga, depois de um fim de semana marcado por alguma chuva, inicia a semana com 31 graus até chegar aos 34 no fim de semana. Bragança vai variar entre os 31 e 35 graus de máxima.
Na Madeira, o Funchal vai ter céu pouco nublado ao longo da semana e temperaturas entre os 22 e 29 graus. Já nos Açores, Ponta Delgada pode esperar chuva até pelo menos quinta-feira, com os termómetros a marcarem entre 20 e 28 graus.














