Afinal, tratamento contra VIH não mostra benefícios em pacientes com Covid-19

O tratamento normalmente utilizado para combater o VIH, o vírus da sida, que resulta num conjunto de vários fármacos antivirais, não está a mostrar qualquer benefício em pacientes hospitalizados com o novo coronavírus, de acordo com especialistas britânicos citados pela agência ‘Reuters’.

Os resultados do estudo ‘Recovery’, desenvolvido pela Universidade de Oxford, «descartam de forma significativa, qualquer benefício em termos de mortalidade com o uso do lopinavir-ritonavir nos pacientes hospitalizados com Covid-19 que analisámos», afirmam os cientistas.

Quando comparados os pacientes que receberam o tratamento com os restantes do grupo de controlo, não foram encontradas diferenças no que diz respeito à mortalidade, tempo de recuperação ou gravidade da doença.

«Estes resultados preliminares mostram que para os pacientes hospitalizados com a covid-19, a respirar sem o auxílio de ventiladores, a combinação lopinavir-ritonavir não é um tratamento eficiente», afirma Peter Horby, autor do estudo.

O estudo em questão tem analisado a eficácia de seis possíveis tratamentos contra a Covid-19, em 11.800 pacientes voluntários, até agora sem conclusões satisfatórias.

pub

Comentários
Loading...