Afinal, o quão caro é viver em Portugal? Estamos abaixo da média da UE em quase tudo… menos em três setores

Estamos a ultrapassar um momento em que todos os países do bloco estão com níveis de inflação significativamente elevados, que consequentemente provocam subidas generalizadas dos preços mas que se traduzem de formas diferentes em cada Estado-Membro.

O Eurostat, o instituto de estatísticas da UE, divulgou esta quinta-feira os preços médios por setores de cada Estado-Membro e do bloco como um todo. Através de um mapa interativo, podemos escolher os países que queremos analisar e ver a sua posição relativo aos outros países da região.

Relativamente a Portugal, estamos abaixo da média da UE em sete de um total de dez setores. A hotelaria é um setor de relevo para o país, que apesar de ter sido fortemente afetado pela pandemia está a recuperar, assim como a cultura e as atividades de lazer.

Fonte: Eurostat

No que toca à alimentação, apesar de uma hipotética crise alimentar global, Portugal tem os preços 0,8% abaixo da média da UE, sendo que a Suíça é a que ocupa o lugar mais acima e a Roménia os preços mais reduzidos.

Fonte: Eurostat

No setor das bebidas alcoólicas e tabaco também temos uma posição 1,1% abaixo da média da UE, sendo que os preços mais elevados são na Noruega, e os mais reduzidos na Bulgária.

Fonte: Eurostat

As comunicações são um dos setores que ficamos acima da média da UE: 19,3% acima. A Noruega volta aqui a ocupar o lugar mais acima e a Roménia o país com a média de preços mais reduzidos.

Fonte: Eurostat

No setor do lazer e da cultura, estamos os preços estão 12,5% abaixo da média europeia. Mais uma vez, a Roménia ocupa o primeiro lugar nos preços mais elevados e tem os preços mais reduzidos neste setor.

Fonte: Eurostat

Nos custos com imobiliário, apresar dos preços elevados praticados, a média da UE está 18,9% acima de Portugal. A Suíça é o país onde os preços neste setor são os mais elevados e a Bulgária o país onde os preços são os mais reduzidos.

Fonte: Eurostat

Outro dos setores em que estamos abaixo da média da UE, neste caso 5,9% abaixo, é nos preços do mobiliário. O Luxemburgo é o país do bloco que pratica os preços mais elevados e a Bulgária, mais uma vez, ocupa o lugar do país com os preços mais reduzidos.

Fonte: Eurostat

No que toca a preços de restaurantes e hotéis, é o setor em que Portugal tem os preços mais abaixo da média europeia: 27,1%. A Suíça volta a ocupar o lugar com os preços médios mais elevados e a Bulgária os preços médios mais reduzidos.

Fonte: Eurostat

No setor do vestuário e calçado, Portugal está também 3% acima da média europeia. A Islândia é o país onde a média de preços é a mais elevada e a Bulgária volta a apresentar os preços mais reduzidos.

Fonte: Eurostat

Nos serviços de transporte, Portugal está 15,6% abaixo da média europeia, a Islândia apresenta os preços médios mais elevados e e Bulgária os mais reduzidos.

Fonte: Eurostat

 

O último indicador é o do equipamento de transporte pessoal, e também o terceiro onde Portugal está acima da média da UE, neste caso 7,1% acima. Na Dinamarca, os preços médios são os mais elevados do bloco e na Polónia os mais reduzidos.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.