Actividade económica estabiliza e indicador de clima económico aumenta em Janeiro

De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura, do Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de actividade económica, disponível até Dezembro, estabilizou e o indicador de clima económico aumentou até Janeiro.No entanto,

Ao contrário, a confiança dos consumidores diminuiu. Mas o sentimento económico aumentou na Área Euro (AE).

Ainda de acordo com o INE, os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de 0,3% e -5,1%, respectivamente, no primeiro mês do ano.  Na AE, o Produto Interno Bruto (PIB) em termos reais registou uma variação homóloga de 0,9% no quarto trimestre de 2019, em comparação com os 1,2% nos dois trimestres anteriores). Em Portugal, o PIB registou uma variação homóloga de 2,2% no quarto trimestre (1,9% no trimestre precedente) e uma variação em cadeia de 0,6% (0,4% no terceiro trimestre).

Na análise dos indicadores, o INE refere que o do consumo privado «abrandou ligeiramente» em Dezembro, «reflectindo o contributo positivo menos intenso da componente de consumo duradouro, tendo a componente de consumo não duradouro apresentado um contributo positivo ligeiramente mais intenso».Já o indicador de formação bruta de capital fixo desacelerou no último mês do ano, devido «ao contributo negativo da componente de máquinas e equipamentos, da diminuição do contributo positivo da componente de construção e do contributo negativo mais intenso da componente de material de transporte».

Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram, respectivamente, variações homólogas de 7,5% e 3,0% em Dezembro. Considerando a actividade económica na perspectiva da produção, o INE aponta «um crescimento na indústria, após um período de variações negativas, e uma desaceleração em termos reais na construção e em termos nominais nos serviços, de forma ligeira».

O INE afirma ainda que, no quarto trimestre de 2019, a taxa de desemprego fixou-se em 6,7%, ou seja, 6,6 pontos percentuais acima da taxa registada no trimestre anterior e idêntica à verificada em igual período do ano anterior. O número de desempregados registou um crescimento homólogo de 0,9% e o emprego desacelerou para 0,5%.

O Índice de Preços no Consumidor apresentou uma taxa de variação homóloga de 0,8% em Janeiro, observando-se uma taxa de variação de 0,4% na componente de bens e de 1,4% na componente de serviços (1,5% no mês anterior).

*Notícia actualizada com mais informação às 11:28

Ler Mais
Artigos relacionados

Exclusivo MIT - Massachusetts Institute of Technology

Dormir. Factor determinante no desempenho profissional?

Pesquisas mostram que a falta de sono tem várias consequências que podem afectar negativamente o desempenho profissional. Então por que razão tantos locais de trabalho modernos condenam práticas que não ajudam a bons horários de sono?
Comentários
Loading...

Multipublicações